Filtro para galão de água

0

Que o consumo de água é indispensável no nosso dia a dia, isso não é novidade, tanto para matar a sede, como para o preparo de refeições. Porém, o que pouco se fala é que devemos escolher o melhor filtro para galão de água, pois a água de torneira, ou mesmo a de galão, merece muito cuidado em seu consumo.

 Por isso, seja na torneira, ou diretamente no galão, é fundamental preservar a sua saúde, e a de sua família, investindo em um filtro ou, até mesmo, um filtro para o galão de água.

- Advertisement -

Porque usar filtro

Filtro para galão de água

Acredite, desinfetantes e produtos químicos são adicionados para matar germes que possam estar presentes no abastecimento de água, ou mesmo, os canos subterrâneos, ou ainda, tanques de água corroídos ou sujos, tudo isso pode afetar a qualidade da água que consumimos.

É preciso considerar que apesar de todo o avanço no tratamento de água pelas redes de abastecimento, isso só vai garantir a sua qualidade até o ponto de entrada das casas, onde há casos de tubulações antigas, vazamentos que contribuem para o acúmulo de sujeira, ou mesmo, a falta de limpeza nas caixas de água.

No caso dos galões, por exemplo, mesmo que seu líquido realmente, seja captado diretamente na fonte e, não tenha sofrido qualquer tipo de tratamento, não possuindo aquele gosto de cloro típico da água da torneira, mesmo assim, o recomendável é utilizar filtro para galão de água antes de seu consumo.

Ou seja, utilizar filtros de água é sempre a solução mais saudável e segura para obtenção de água potável, e opções de sistemas purificadores não faltam, é sempre possível encontrar aquele que se encaixe mais em nossa necessidade.

 

Os 5 principais tipos de filtros

 

Hoje em dia, já podemos contar com várias opções de filtros para tratar a água – alguns inclusive a um custo muito baixo. Entre essas opções podemos destacar o filtro de barro, filtro para galão de água, plástico ou porcelana; purificadores; ozonizadores; filtros de pressão instalados na torneira ou parede e filtro central.

Confira abaixo as características dos principais tipos de filtros:

1. Filtro de barro

 

Bem conhecido e muito popular, o bom e velho filtro de barro, como o próprio nome sugere, é feito de barro, muitas vezes, até de cerâmica, e funciona por gravidade, com a água passando de um recipiente para o outro. O elemento filtrante, no caso,  é uma vela de cerâmica com carvão ativado e nitrato de prata, que retém até 99% das impurezas. 

Outra vantagem do filtro de barro é o preço, já que é muito barato. 

Por outro lado, o filtro de barro tem como desvantagem a necessidade de estar, constantemente, verificando o estado da vela, não adiantando lavá-la, muito menos,  com açúcar ou sal, como muita gente faz, o correto é trocá-la sempre que estiver suja, para que não contamine a água.

2. Purificador

 

Funciona acoplado à torneira ou ao encanamento, possuindo uma bomba de pressão que, combinada a outros elementos filtrantes, barra a presença de qualquer partícula e grânulos. Possui longa durabilidade e retira da água o excesso de cloro, e os mais modernos ainda eliminam bactérias.

Como desvantagem, o preço deste filtro pode alcançar o triplo do valor de um filtro comum (ou até mais).

Porém, ele é o mais indicado para quem tem a casa abastecida por poços artesianos, já que não  há um controle prévio da água. Também vale a pena investir no aparelho, caso seja percebido um cheiro forte de cloro na água.

3. Ozonizador

 

O ozonizador funciona purificando a água com o gás ozônio, o que é considerado um ótimo método, porém, ele necessita de um tempo de contato, sendo preciso deixar o gás borbulhando dentro da água por 10 a 15 minutos.

4. Filtro de pressão/torneira

 

Com um preço bem mais acessível, principalmente, se comparado aos purificadores de água, justamente, porque esse tipo de filtro de água é um produto mais simples, sendo instalado na torneira ou na parede. 

5. Filtro central

 

Esse tipo de filtro tem a função de filtrar toda a água da casa, sendo preciso ser instalado após o hidrômetro (relógio da água) ou antes da caixa d’água.

Sem dúvida, oferece muitas vantagens, desde conservar a caixa d’ água limpa, proteger as máquinas e não deixar entupir o chuveiro, entre outras.

O que considerar na hora de escolher o filtro de água

 

Como podemos ver, são muitas opções, então, como escolher o filtro adequado?

Infelizmente, não há um consenso sobre qual dos produtos faz uma filtragem mais eficiente, até porque, como podemos ver, muitas variantes podem e devem ser consideradas na hora da escolha do filtro. 

Assim sendo, podemos concluir que o melhor tipo de filtro para galão de água é aquele que não só filtra tirando as sujeiras, mas também purifica a água.

Nesse sentido, por exemplo, embora o bom e velho filtro de barro, o queridinho da maioria das casas, não conte com toda tecnologia dos aparelhos modernos, ele cumpre muito bem sua função, e ainda é uma opção de filtro para galão de água simples e barata. Sabendo usar, ele vai realizar um excelente processo de remoção de impurezas. Filtra a água por gravidade e, ao mesmo tempo, a mantém fresca e com aquele tradicional “ gostinho de infância”.

Por outro lado, o purificador, que possui valor mais elevado, é uma boa opção para as pessoas que têm a casa abastecida por poços artesianos, que não contam com um controle prévio da água. E, principalmente, vale investir no aparelho se notar um cheiro forte de cloro no líquido que recebe em casa.

E mais, nunca se deve esquecer de, no momento da compra de um filtro para galão de água, verificar a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que é a melhor forma de se garantir que o produto atende as normas de qualidade e segurança exigidas para sua comercialização.

Outra dica é não apenas escolher um bom filtro para galão de água, mas procurar fazer a limpeza da caixa d’água a cada seis meses, assim como, cuidar da manutenção dos encanamentos, por exemplo, higienizando todo o sistema hidráulico com água sanitária.

Cuidados com os galões de água mineral

 

E de nada adianta dispensar o filtro e apostar em água mineral sem cuidar da limpeza do filtro para galão de água e do bebedouro (onde ele é colocado), assim como, cuidar da higienização das mãos e do bocal do galão antes de realizar a troca. 

A recomendação é fazer a desinfecção do bocal e do bebedouro com uma solução de um litro de água e uma a duas colheres de sopa de água sanitária, passando no local com um papel absorvente. Depois, é só enxaguar.

Lembre-se sempre que além da importância de escolher um bom filtro para galão de água, é primordial a limpeza e manutenção do mesmo.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.