O que podemos fazer para economizar água

0

Embora muita gente ainda a enxergue como um bem infinito, a escassez de água preocupa os ambientalistas, e isso devido ao seu crescente uso desmedido e inconsequente, por isso, é tão importante falar sobre como economizar água.

Mais do que, simplesmente, falar sobre a importância de economizar água, é fundamental que a sociedade se conscientize que se isso não for feito, corremos o sério risco de ficar sem esse recurso tão essencial.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas mudanças simples de hábitos, que podem fazer toda a diferença para garantir que não nos falte água em um futuro muito próximo. Confira quais são.

- Advertisement -

1. Economizar água tomando banho

Sabia que um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água? E nem sempre é preciso passar esse tempo todo no chuveiro, não é mesmo? Então, a dica para economizar água durante o banho é procurar reduzir esse tempo embaixo do chuveiro, com banhos rápidos, que durem só o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. E para potencializar a economia de água, vale ainda desligar o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.

2. Economizar água escovando os dentes

Em matéria de desperdício, as torneiras também têm uma grande parcela de culpa. A dica, portanto, é evitar escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos deixando a torneira o tempo todo aberta, que pode representar nada menos que um gasto de 12 litros de água em cada tarefa. Por isso, enquanto não estiver usando, mantenha a torneira fechada, assim irá economizar água.

O que podemos fazer para economizar água

3. Ensaboe tudo de uma só vez

Para não desperdiçar muita água ao lavar a louça, a dica é, primeiramente, retirar os restos de comida, com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel, e ensaboar todas as louças e utensílios também, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. 

4. Use a máquina de lavar com sabedoria

Sempre que for lavar a roupa na máquina, a dica é procurar usá-la cheia e em ciclos completos de lavagem. Ou seja, procure deixar acumular mais roupas para lavar tudo de uma vez. E verifique se a sua lavadora oferece um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.

5. Reaproveite a água da máquina de lavar

Sabemos que a água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo, só que, geralmente, ela poderia ser reaproveitada e servir para lavar piso ou quintal ou até mesmo para usar no vaso sanitário. 

6. Não lave calçadas com mangueira

Embora em alguns lugares já seja até proibido, existindo até multas para tentar impedir, mesmo assim, muita gente ainda cultiva o péssimo hábito de lavar a calçada ou o carro com mangueira, na verdade essa é uma atitude pouco consciente e que pode representar um gasto de mais de 120 litros de água. A dica, portanto, é usar a vassoura para limpar o quintal e a calçada.

7. Invista em descarga com válvula de duplo acionamento

Atualmente, para evitar desperdício e economizar água, já existem sistemas desenvolvidos para liberar água na bacia sanitária de acordo com a necessidade. E a boa notícia é que a válvula de duplo acionamento pode ser instalada em qualquer tipo de descarga, tanto de parede quanto de caixas acopladas.

8. Cuide de possíveis vazamentos

Muitas vezes sem nem percebermos, surgem infiltrações e vazamentos que podem representar um elevado desperdício de água. Por isso, a dica é ficar atento à presença de goteiras, manchas na parede, mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor. E para esses casos, a recomendação é buscar ajuda especializada.

9. Fique de olho nas torneiras

Muitas vezes um simples pinga-pinga de torneira vazando já é o bastante para representar um desperdício de até 40 litros de água por dia. Por isso, caso perceba esse problema, realize logo a troca ou o conserto. E caso precise de alguns dias para resolver o problema, então, a dica é recolher a água para que seja possível reutilizá-la. 

10. Economizar água lavando carro

Para economizar água lavando o carro use o balde, o uso da mangueira deve ser evitado de todas as maneiras, e caso tenha que lavar o carro, opte por baldes, que evitam o desperdício. Ou mesmo, aposte no eco lavagem, que vai deixar seu carro limpo e protegido com menos de um litro de água. Para isso, só é preciso ter dois panos de microfibra, um shampoo especial para lavagem e um borrifador com 400 ml de água.

 

E essas são nossas dicas para economizar água, que além de ver a diferença na conta no final do mês, ainda vai estar contribuindo para garantir esse recurso tão essencial para os mais diversos fins. E se você não tiver mais sua conta do mês anterior para fazer a comparação e ver quanto foi economizado, tire a segunda via da conta de água e compare.

Leave A Reply

Your email address will not be published.